Atividades
Espetáculos de danças folclóricas
Jongo, coco, tambor de crioula e ciranda – em rodas ou no palco.
Teatro de mamulengos
A história de uma viagem através das variadas danças populares brasileiras, contada, cantada e dançada com muita graça e animação. Veja a apresentação desse trabalho. Será necessário o Adobe Reader para ler o documento; se precisar instalá-lo, baixe-o do site da Adobe.
Oficinas
Realizamos oficinas fixas nos seguintes locais:
Casa do pé-de-chinelo
Rua Costa Bastos, 298, casa 102 - Santa Teresa
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2507-9483
Casa Emilien Lacay
Rua Edgard Werneck 420 - Jacarepaguá
Rio de Janeiro - RJ
e-mail: elacay@cruzadadomenor.org.br
Ligada à Cruzada do Menor, a Casa Emilien Lacay atende diariamente a 150 crianças e 78 idosos moradores das comunidades de Cidade de Deus, Rio das Pedras, Gardênia Azul e adjacências. Nessa parceria, o pé-de-chinelo realiza oficina de danças populares com todas as faixas etárias e ajuda levar mais alegria a todos.
Roda pública de danças populares
Jongo, coco, tambor de crioula, samba-de-roda e diversos outros ritmos e danças são levados para a rua e todos são convidados a participar. Mensalmente - na última quinta-feira do mês - o grupo de cultura popular pé-de-chinelo puxa essa roda na Lapa, Rio de Janeiro.
As rodas já são parte da tradição desse reduto da cultura popular do Rio de Janeiro. O grupo, apesar dos recursos escassos, tem algumas saias de xita que são cedidas às interessadas durante a roda. O evento é totalmente gratuito e aberto a quem quiser tocar, dançar ou cantar. Veja na seção de fotos os registros de alguns desses divertidos eventos.
|